top of page

Ipatinga, sofre surto de febre maculosa

Saiba a verdade dos fatos, no ponto de vista da Prefeitura do município, através da Nota de Esclarecimento, que nossa equipe de reportagem obteve acesso.


por:

Ipatinga, Prefeitura Municipal, Secretaria de Saúde


Nota de Esclarecimento


A Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vem a público esclarecer informações desencontradas que têm sido disseminadas por fontes não oficiais acerca de suposto surto de febre maculosa no município.


Até a presente data, não foram tecnicamente confirmados casos de febre maculosa em nosso município, informa a repartição especializada.


A Secretaria Municipal de Saúde acrescenta que está atuando de forma diligente, monitorando ativamente todos os casos notificados de doenças transmitidas por hospedeiro, em estreita colaboração com os órgãos de saúde estaduais, com o objetivo de garantir a identificação precisa e o correto manejo dessas ocorrências.


Ressaltamos que todos os protocolos estabelecidos pelas autoridades de saúde estão sendo devidamente seguidos, o que inclui a coleta de amostras, análises laboratoriais pela Fundação Ezequiel Dias (Funed) e notificação adequada aos órgãos competentes.


No dia 20 de julho, infelizmente, foi confirmado um óbito por febre maculosa. Contudo, refere-se a um morador de uma cidade vizinha.


Quanto ao falecimento de um senhor de 64 anos, residente em Ipatinga, no último domingo, dia 23 de julho, o caso ainda não foi confirmado pelas autoridades competentes como sendo de febre maculosa.


Reforçamos a importância de se obter informações por fontes oficiais e recomendamos à população que permaneça tranquila, mas atenta à prevenção e cuidados necessários para evitar a contaminação ou proliferação de doenças transmitidas por hospedeiros.


A Febre Maculosa


Causada por uma bactéria do gênero Rickettsia, transmitida pela picada do carrapato, os sintomas da febre maculosa, doença infecciosa e de gravidade variável, são caracterizados por febre alta, dores de cabeça e no corpo, manchas vermelhas e reações semelhantes às de uma gripe. Caso apresente esses sinais, é importante que a pessoa procure imediatamente atendimento médico.


Uma revista eletrônica da região, trouxe alguma informação divergente, que supostamente a prefeitura diz ser "informações desencontradas", conforme print de conversa de grupo de whatsapp abaixo:



importante revista eletrônica
foto reprodução: grupo de whatsapp



Comentarios


bottom of page