top of page

Ipatinga festeja em grande estilo o seu 58º aniversário de emancipação

Com shows, 1,5 tonelada de bolo comemorativo, mutirão de cidadania e reverências especiais à história do município, Parque Ipanema volta a ser palco de grande confraternização dos moradores e visitantes de cidades vizinhas. Festejos prosseguem na noite desta sexta e ainda no sábado e no domingo.
Foto: Reprodução/Secom/PMI / fotógrafo Bruno Macedo

Após dois anos de restrições sanitárias impostas pela pandemia de Coronavírus, Ipatinga vivenciou nesta sexta-feira, 29 de abril, mais um dia especial e histórico, em comemoração ao seu 58º aniversário de emancipação político-administrativa. Em clima de muita alegria e descontração, o Parque Ipanema recebeu, desde as primeiras horas da manhã, um numeroso público vindo de todas as regiões da cidade e também municípios vizinhos. Em paralelo com um passeio ciclístico abraçado por centenas de adeptos, que desfilou por um percurso de 12 km, passando pelo Centro e bairros adjacentes até retornar ao local de partida, o prefeito Gustavo Nunes, acompanhado da noiva Rafaela Gonçalves, abriu a programação da data oficial de celebração da autonomia do município-polo do Vale do Aço participando de uma cerimônia no galpão principal. Ali também se apresentaram, com animação contagiante, o grupo Renascer de terceira idade, do bairro Limoeiro, a banda Apaexonados, da APAE, e uma equipe do Educandário Família de Nazaré (EFAN).

Hino de Ipatinga

Um dos momentos mais emocionantes das comemorações na data de aniversário foi a execução, com arranjo dos educadores musicais do município, do Hino de Ipatinga, cuja letra foi escrita pela pioneira professora Maria Weber de Oliveira Barbosa, a dona Bizuca, falecida no início do mês passado, aos 89 anos. Num ato também bastante simbólico, sua neta, Tayla Coelho Barbosa, foi a cidadã escolhida para conduzir ao galpão, de forma solene, o pavilhão do município.

Mas o ápice da festa, ainda pela manhã, foi o parabéns à cidade, cantado por todo o público nas proximidades da lagoa do Parque, com o acompanhamento da banda da Escola de Música Tenente Oswaldo Machado (TOM) e performances de artistas da Escola Municipal de Artes Cênicas (EMAC). O local foi onde aconteceu também, sob uma grande tenda, a tradicional distribuição do bolo de aniversário. O prefeito e sua noiva também participaram do ato, auxiliados por cantineiras das escolas municipais e voluntários de diversas entidades parceiras. Este ano, por questões de higiene e prevenção, a guloseima foi fracionada em mais de 10 mil potinhos, atitude que foi muito elogiada pelos munícipes.

Superamos um período muito difícil, um tempo em que os gestores públicos foram desafiados a serem não apenas criativos, mas ágeis e profundamente dedicados à preservação de vidas, em primeiro lugar, acima de qualquer outra obra ou realização. Em meio a essa conjuntura, Ipatinga sobressaiu uma vez mais como exemplo para o Estado e o País. Assim é que nos tornamos uma das primeiras cidades do Brasil a flexibilizar normas sanitárias e retomar a convivência nas ruas e nos ambientes, em melhores condições de segurança. Sem abrir mão da realização de investimentos essenciais para o bem-estar da população, seja na saúde, na educação, na área social ou na infraestrutura urbana. Por isso, temos muito mesmo a comemorar, e não poderíamos deixar passar em branco essa ocasião tão representativa. Nestes dias, temos a oportunidade de expressar o valor de nossa terra e de nossa gente. Os festejos ganham ainda mais significado por se avizinharem à data do Dia do Trabalhador, aquilo que mais traduz a origem e o caráter fundamental do ipatinguense”, refletiu o prefeito Gustavo Nunes em declarações aos meios de comunicação.

Mutirão da Cidadania

Ainda como parte das comemorações do 29 de abril, aconteceu no Parque Ipanema, em vários estandes municipais e de entidades parceiras, o Mutirão da Cidadania, com oferta de múltiplos serviços de saúde, serviços de beleza e corte de cabelo, apresentações teatrais e musicais, recreação (brinquedos infláveis, oficinas de pinturas de rosto, pipoca, algodão-doce), aulão de dança e divulgação de campanhas educativas com conscientização sobre temas diversos. Ainda, houve uma visita oficial do chefe do Executivo, secretários e representantes do Legislativo ao Parque da Ciência, revitalizado pela gestão municipal.

Música e Nota Premiada

A festa do 29 de abril será fechada com chaves de ouro e também expectativa de grande presença popular, à noite, com shows das irmãs Leslie & Laurie, a banda Art Vitrola e o grupo Dança Comigo. A vibração também promete ser grande com a entrega, no palco, de prêmios a ganhadores do programa Nota Premiada (cheques de R$ 1 mil e bicicletas).

Noite Gospel, Kart e mais shows

Na noite de quinta-feira (28), véspera da data oficial de aniversário da cidade, o Parque Ipanema já havia recebido um grande público para prestigiar a Noite Gospel, com apresentações das bandas Evangélico Lar Music e Católico Ministério Liberi (CDD). O prefeito Gustavo Nunes também fez questão de marcar presença.

No sábado (30), além da Feirarte especial que funciona durante todos os dias de festa no Parque Ipanema, com muitas opções de gastronomia e artesanato, acontece a partir das 15h o Grande Prêmio de Kart 58 anos, no Kartódromo Emerson Fittipaldi. A partir de 18h30, as atrações programadas são shows com a Equipe Dança Comigo, Tsunami do Forró e o Grupo Bolêros do Samba. Novamente, no palco montado no Parque, serão apresentados ganhadores do programa Nota Premiada, com entrega de bicicletas e cheques de R$ 1 mil.

No domingo (1), Dia do Trabalhador, a festa no palco montado na avenida Burle Marx começa às 16h, com DJ Daniel Natal, além de shows com a Equipe Dança Comigo, Chamô pro Samba e Caio Lopes.

Outros eventos vitoriosos

O sucesso das comemorações do 58º aniversário de Ipatinga já havia sido sinalizado com outros concorridos eventos realizados nos últimos dias. O Pescando no Parque, no dia 10 de abril, e o Festival da Banana, em 23 e 24 de abril, na comunidade de Pedra Branca; o Festival de Cinema Infantil Casa Cult, no pier do Parque, entre os dias 21 e 24; as incríveis acrobacias da Esquadrilha da Fumaça, no dia 23; a partida entre Ipatinga e Tupi, na noite de quarta-feira (27), com vitória da equipe local por 2 a 0, valendo pela primeira rodada do Módulo II do Campeonato Mineiro.



fonte:pmi/secom

Kommentare


bottom of page