top of page

Chico Ferramenta; Um dos maiores prefeitos da história de Ipatinga-MG, morre aos 64 anos.

Ferramenta, foi internado no dia 18 de março e passou por algumas complicações durante este período, o que veio a óbito na manhã desta terça-feira (04/07/23).
da esquerda pra direita: Lula, Chico Ferramenta, Cecília Ferramenta em comício de Lula em Ipatinga em 2022.
Foto: Reprodução Internet

Morreu nesta terça-feira (4) o ex-prefeito de Ipatinga, Francisco Carlos Delfino, vulgo Chico Ferramenta, de 64 anos. O petista passou por alguns problemas de saúde nos últimos meses e estava internado desde a semana passada.


Velório e Sepultamento

Segundo assessoria da família nos reportou, o velório ocorrerá dia 05/07, no CEC - Ginásio 7 de Outubro das 7h às 15h, com celebração ecumênica às 13h. O sepultamento está previsto para às 16h do mesmo dia no Cemitério da Paz, no bairro Veneza II em Ipatinga-MG, que conforme imagem a seguir nos autorizou a filmar e/ou transmitir ao vivo, tanto o velório quanto o sepultamento.

Foto: reprodução/whatsapp/assessoria família Ferramenta

Comitiva do presidente Lula

Perguntamos também, se o atual presidente Lula, que veio em Ipatinga à ocasião das eleições presidenciais de 2022, se virá ao velório e/ou sepultamento, nos informaram que ainda não tem nada confirmado.


Alzaimer

Chico foi internado no dia 18 de março para tratar de uma pneumonia aspiratória e teve seu quadro de saúde agravado após uma parada cardiorrespiratória, no Hospital Municipal de Ipatinga. No dia 6 de abril, Chico foi transferido para o Hospital Márcio Cunha (HMC) para realização de exames mais especializados.

Após mais de dois meses internado, no dia 23 de maio, Chico Ferramenta, recebeu alta hospitalar e foi para casa. Porém, exatos 30 dias após ser liberado, voltou a ser internado, no dia 23 de junho.


Chico Ferramenta era casado com Cecília Ferramenta, que é ex-prefeita e é vereadora em Ipatinga. Mais informações sobre o velório e sepultamento devem ser divulgados nas próximas horas.


Luto oficial de 3 dias

O atual prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes, deixou os sentimentos para a família enlutada nas suas redes sociais e decretou luto oficial de 3 dias em todo o município.

Gustavo e Chico tem vários pontos em comum, mas, vamos destacar apenas 2.

  1. Ambos foram os 2 mais novos prefeitos eleitos pelo voto direto até o presente momento. Chico eleito prefeito aos 29 anos de idade e Gustavo com 27.

  2. Ambos venceram seus contemporâneos e mais experientes adversários à época.

Release Político de Ferramenta

Chico Ferramenta iniciou sua carreira política no começo dos anos 1980 como parte do movimento sindical dos metalúrgicos em Ipatinga, com aproximadamente 19 anos de idade. Ele trabalhou na Usiminas e liderou várias ações dos metalúrgicos em busca de melhores condições laborais.


Em 1986, aos 27 anos de idade, Chico Ferramenta foi eleito o deputado estadual mais votado em Minas Gerais pelo PT.

Em 1988, foi eleito prefeito de Ipatinga-MG, derrubando do poder seu antecessor Jamil Selim de Salles o chamado "Construtor de Ipatinga" - João Lamego Netto, que fez as maiores obras subterrâneas e incluindo o Parque Ipanema e o Estádio de Futebol Lameão , conhecido como Ipatingão, que é um dos 5 maiores do Estado de Minas Gerais. Mandato foi de 1989-1992

Em 1992, Chico elegeu João Magno de Moura prefeito em seu lugar, pois até aquela época não havia reeleição de cargo de chefe executivo (prefeito, governador e presidente).

Em 1994, Ferramenta, se elegeu Deputado Federal pelo PT em Minas Gerais, representando o Vale do Aço e em especial Ipatinga.

Em 1996, dois anos depois de estar como deputado federal, Chico, volta novamente ao cargo de Prefeito de Ipatinga, para seu segundo mandato; Mandato este de 1997-2000.

Em 2000, Chico se reelege prefeito de Ipatinga para o mandato de 2001-2004.


Instabilidade Política do município pós era Ferramenta

Em 2008, Ferramenta venceu a eleição para seu quarto mandato como prefeito, derrotando Sebastião Quintão (à época no PMDB), que era o atual prefeito na ocasião das eleições daquele pleito. No entanto, devido à impugnação de sua candidatura, ele não pode assumir o cargo, se tornando inelegível por 8 anos. A Justiça Eleitoral determinou a posse do segundo colocado, Sebastião Quintão, que acabou também sendo cassado por abuso de poder político e econômico. Em consequência, o presidente da Câmara, Robson Gomes, assumiu o cargo e posteriormente foi eleito em uma eleição suplementar de 2010 como prefeito extemporâneo de Ipatinga até 2012, onde tentou a reeleição, sendo derrotado pela esposa de Chico Ferramenta, a atual vereadora Cecília Ferramenta, também do PT.


A instabilidade política com prefeitos extemporâneos não parou em Robson Gomes. Em 2016, novamente Sebastião Quintão (à época PMDB), ganhou as eleições municipais, contra a prefeita Cecília Ferramenta, mas, deixou o cargo em 07/04/2018, sabendo que seria cassado pela Lei da Ficha Limpa, com a desculpa de se candidatar ao cargo de Senador. Quintão, nomeou o seu sucessor e substituto o ex-vereador e presidente da Câmara Nardyello Rocha, que se tornou prefeito interino em 28/04/2018, ganhando as eleições suplementares como mais um prefeito extemporâneo do município, mas, com uma das piores votações, tirando pouco mais de 35 mil votos.


Tirando João Lamego Netto, que foi e é conhecido como "Construtor de Ipatinga" e Jamil Selim de Salles que também fez grandes obras municipais, tais como o Prédio da Prefeitura de Ipatinga e o Mergulhão que liga o Horto ao Bom Retiro, Chico Ferramenta, deixou sua marca e legados com grandes desafios tais como, "Asfaltou quase todas as ruas de todos os morros do município", construiu a Policlínica Municipal e deu início às obras do então Hospital Municipal Eliane Martins, antigo, Pronto Socorro construído e inaugurado por João Magno de Moura.


À esposa, ex-prefeita e atual vereadora, Cecília Ferramenta, amigos, parentes e aos filhos que tem com Chico Ferramenta, nós da ATVDOPOVO, deixamos aqui os nosso sinceros e humildes votos de muita força neste momento tão difícil.




fonte com adaptações da redação: https://plox.com.br/noticia/04/07/2023/morre-chico-ferramenta-ex-prefeito-de-ipatinga

ความคิดเห็น


bottom of page