top of page

Candidatos à Guarda Civil de Ipatinga são submetidos a testes de avaliação física

400 pessoas inscritas para concorrer a um lugar na corporação enfrentaram mais uma etapa do concurso, de caráter eliminatório. Do total, 20% são mulheres

foto: reprodução/pmi/secom

A Prefeitura de Ipatinga, por meio da Sescon (Secretaria de Segurança e Convivência Cidadã), realizou neste final de semana novas baterias de testes de aptidão físicadentro do concurso de seleção para a Guarda Civil Municipal, que deverá estar montada até o final deste ano. A convocação para o teste foi publicadano dia 14 de fevereirono site do IMAM - Instituto Mineiro de Administração Municipal, responsável pela organização do certame.


O teste de aptidão física tem caráter eliminatório e as primeiras turmas de candidatos realizaram provas nos dias 4 e 5 de março. São utilizadas as instalações de atletismo da Associação Esportiva e Recreativa Usipa.


Homens e mulheres

Nestes sábado e domingo (11 e 12 de março), 400 candidatos se submeteram à etapa do concurso. Os testes foram divididos em três escalas de horários, às 6h, 8h e 15h. No sábado(10), os testes foram aplicados aos homens e, no domingo (11), foi a vez das mulheres.


Os homens foram submetidos a testes de barra (com três repetições), além de abdominal com 31 repetições e corrida de 2,4km, com tempo estipulado de 12 minutos.


As mulheres realizaram teste de abdominal com 17 flexões de braço no solo, abdominal com 25 repetições e corrida de 1,8km, com tempo estipulado de 12 minutos.


Concluída essa fase, o IMAM tem prazo de até 15 dias para divulgar o resultado em seu site.


As provas são de impulsão, força de membros superiores - apoio sobre o solo -, teste de resistência abdominal, teste de força de membros superiores - barra fixa - e teste de capacidade aeróbica.O resultado será divulgado no site www.imam.org.br”, reforçou o secretário da Sescon, Warley Silva.


De acordo com a pasta, os aprovados no teste de aptidão física serão classificados para a próxima fase do concurso, que prevê exames psicológicos.


Os candidatos já realizaram as seguintes fases:1ª fase - Prova objetiva; 2ª fase -Prova dissertativa; 3ª fase -Prova de títulos; 4ª fase - Teste de aptidão física.


Próximas fases

Conforme os organizadores, para a 5ª fase, que será de avaliação psicológica, no mês de abril deverão ser convocados 250 candidatos, obedecendo o limite de 20% de vagas femininas.


A 6ª fase será de avaliação médica. Em seguida, vêm a 7ª fase, com pesquisa social, e a 8ª fase, que prevê Curso de Formação Profissional com duração de cinco meses.


O início do Curso de Formação Profissional está previsto para Julho e a expectativa do Executivo é formar inicialmente 120 guardas Civis. Existe um estudo de impacto financeiro para que outros 80 candidatos ao cargo de Guardas Civis sejam convocados para uma segunda formação profissional, mas a data ainda será estabelecida”, explica Levi Sampaio, comandante da Guarda Civil Municipal de Ipatinga.


Há quase 2 anos, começou o processo de criação da GCM de Ipatinga, através do ex-secretário Décio Camargos, que deixou o cargo no início de março/2023, e voltou para a RMBH, em Contagem.



fonte: pmi/secom com acréscimos

Comentários


bottom of page