top of page

Luto mundial na música: Aos 77 anos, morre o pianista Nelson Freire

Único brasileiro incluído na série "Grandes Pianistas do Século XX" não teve causa da morte ainda revelada

O pianista Nelson Freire, de 77 anos, morreu na madrugada desta 2ª feira (1º.nov) em sua casa no Rio de Janeiro. A causa da morte não foi revelada. Ele foi o único brasileiro a ser incluído na série "Grandes Pianistas do Século XX", lançada mundialmente. Freire estava afastado dos palcos há 3 anos, desde que sofreu um acidente durante uma caminhada.


Colecionador de trabalhos de sucesso, se apresentou em 70 países e ganhou fãs por onde tocou. Ele começou sua carreira aos 3 anos de idade e aos 12 anos foi finalista e sétimo colocado do Primeiro Concurso Internacional de Piano do Rio de Janeiro, interpretando Beethoven. Ele ganhou uma bolsa de estudos do presidente Juscelino Kubitschek e aos 19 anos, conquistou o primeiro lugar no Concurso Internacional Vianna da Motta em Lisboa e em Londres recebeu as medalhas de ouro Dinu Lipatti e Harriet Cohen.


Em 2016 recebeu o Doutoramento Honoris Causa pela Universidade Federal de Minas Gerais. Nelson Freire nasceu em Boa Esperança, em Minas Gerais.

foto:internet/google

"Ele sempre teve um jogo felino, brilhante, extremamente fácil, fácil, um virtuosismo muito estimulante ", descreve o pianista e produtor Philippe Cassard."E eu diria também que o que sempre me impressionou é a alegria de tocar. Um prazer instrumental, um toque aveludado, suave, extremamente cantante. Ele foi sem dúvida o maior intérprete de Chopin junto com Martha Argerich", afirmou e concluiu:"É a perda de um gigante. Ele é um daqueles pianistas que servem de âncora para a geração mais jovem"



fonte: https://www.sbtnews.com.br/noticia/brasil/185266-luto-na-musica-morre-o-pianista-nelson-freire-aos-77-anos

Comments


bottom of page