top of page

Após 90 dias de afastamento, Vereador Nélio do Abacaxi renuncia ao mandato na Câmara de Fabriciano

FABRICIANO-MG – O vereador Nélio da Silva Damasceno, o Nélio do Abacaxi (PP), agora ex-vereador, encaminhou nesta segunda-feira (23) à Secretaria da Câmara de Coronel Fabriciano, pedido de renúncia do mandato, informando como motivos “caráter pessoal”.


Na foto, o agora ex-vereador em 2018, fazia uma representação contra o prefeito Marcos Vinícius
Foto: Reprodução/2018/JBN

O vereador cumpria o seu segundo mandato consecutivo na Câmara de Vereadores do município-mãe do Vale do Aço.


Nélio do Abacaxi havia licenciado no último dia 18 de julho, por um período de 90 dias. Em seu lugar foi chamado o 2º suplente, Ramon Miranda Amaral, o Ramonzinho, uma vez que o 1º suplente Xingozinho abriu mão da cadeira por questões pessoais.

A licença de 90 (noventa) dias que foi aprovada no plenário da Câmara venceu no último dia 19/10/23.


O pedido de renúncia foi encaminhado à Secretaria do Legislativo Fabricianense via e-mail.


Nossa equipe de reportagem, entrou em contato com o próprio Nélio Damasceno (Nélio do Abacaxi), que confirmou a sua renúncia, enviando-nos um link de uma reportagem.


Há rumores que o agora ex-vereador está de viagem pra fora do Brasil, o que perguntamos para ele, que desmentiu, alegando ser fake-news.


Damasceno foi além, e, disse que processará todos os jornalistas que noticiarem fake-news contra à sua pessoa.


Fonte ligada à Câmara de Coronel Fabriciano informou ao um site na tarde de segunda-feira (23/10), que o documento - pedido de renúncia do vereador Nélio do Abacaxi, seria homologado em cartório nesta terça-feira (24), para em seguida ganhar legitimidade na Secretaria da Câmara Municipal.


Nossa equipe de reportagem teve acesso ao documento que seria encaminhado ao Cartório na última terça-feira para homologação. Nele consta a seguinte justificativa do vereador:


Apresento a renúncia do meu mandato de vereador, de forma irrestrita e irretratável, sendo esta decisão de caráter personalíssimo, assim a faço.


Informo que tais motivos são de caráter pessoal, e profissional. Entendo que o tempo dedicado ao Legislativo fabricianense foi de grande êxito, mas a vida exige de mim neste momento uma dedicação a questões profissionais. Por isso tomo esta importante decisão de renúncia, não posso deixar aqui também de relatar as diversas perseguições políticas que vinha sofrendo por parte de fortes agentes políticos locais.


Tais perseguições causaram em mim problemas de saúde que também impactaram fortemente nesta decisão que neste comunicado.


Antes, se faz necessário agradecer a todos os funcionários desta Casa, pelo apoio que me prestaram durante 33 meses em que ocupei uma cadeira pelo 2º mandato consecutivo, neste colegiado.


Agradeço ao tempo que eles dedicaram a mim como vereador durante 2016/2023, período no qual pude perceber tamanha dedicação que incansavelmente esses servidores tem pelo trabalho do Legislativo Fabricianense.


Agradeço também aos meus colegas parlamentares, nobres assessores com os quais cujo objetivo foi privilegiar a nossa cidade, resultando em benefícios ao povo de Coronel Fabriciano.


RELEASE POLÍTICO

Antes de ser eleito pela primeira vez em 2016, Nélio Damasceno foi assessor do vereador Lugão.


Em 2014, 2015, 2016, acompanhamos pessoalmente, participando de seus 4 eventos anuais pre-eleitoreiros na sua comunidade, onde nasceu e morava - Comunidade Serra Azul, no bairro Morada do Vale em Coronel Fabriciano-MG.


Em 2016, com coordenação de marketing que iniciou em 2014, criando uma música paródia e outra inédita (funk melódico) e registrada em cartório, que tinha como letra simples e objetiva, trocando apenas a posição das palavras: "PRA VEREADOR, NÉLIO DO ABACAXI, 70123, NÉLIO DO ABACAXI".


Esta, música, bem como a nossa coordenação, fez com que naquele ano de 2016, fosse eleito com 745 votos.


Todo o treinamento e postura frente às câmeras foi feito por nossa equipe de marketing.


Durante todo o seu primeiro mandato, Nélio, deixou muitos companheiros de luta e de campanha e arrumou diversos inimigos políticos, como ele mesmo declara em sua "Carta de Renúncia" acima.



Na ocasião, procurou nossa equipe de reportagem oferecendo finalmente uma parceria para cumprir suas promessas de campanha, mas, querendo que a ATVDOPOVO fosse parcial e entrasse na sua briga pessoal com o prefeito de sua cidade, o que rejeitamos.


Em meio a polêmicas e troca de partidos, e, renúncia de pré-candidatos a vereadores da igreja evangélica onde ele frequentava, em 2020, foi reeleito vereador, não mais pelo partido AVANTE (antigo PTdoB 70), mas, pelo PP (11).


Nélio sempre usava o argumento de estar cuidando da saúde de seu filho mais novo à época.




O próprio Nélio, agora ex-vereador, confessa em sua "Carta de Renúncia" que está com problemas de saúde em face da grande carga e pressão política que tem sofrido.


Há rumores, que para escapar de uma possível cassação de seu mandato, e estar livre de uma condenação por 8 anos, é que o vereador renunciou para, talvez tentar novamente uma nova vaga na Câmara de Vereadores de seu município, disputando as eleições de 2024.


Enfim, tudo não passa de rumores, e, nossa equipe de reportagem entrou em contato com o mesmo para saber a verdade dos fatos, e, os prints da conversa, serão disponibilizadas em breve.


Sendo fato ou fake, nós acompanhamos durante 10 anos a trajetória do Nélio Damasceno, agora ex-vereador, desde sua pre-campanha até o final do ano passado.


Desejamos a ele e sua família, muita sorte na sua vida pessoal, familiar e principalmente profissional, o qual ele mesmo diz em sua "Carta de Renúncia" que estava sendo prejudicada ao exercer o mandato de vereador.



Fonte principal da notícia: https://www.jornalbairrosnet.com.br/2023/destaques/vereador-nelio-do-abacaxi-encaminha-pedido-de-renuncia-do-mandato-a-camara-de-fabriciano/

bottom of page